Política de Privacidade
INFORMAÇÕES GERAIS
A proteção dos seus dados pessoais é importante para a LFRT – Sociedade de Advogados.
No tratamento dos seus dados pessoais seguimos os princípios da licitude, lealdade, transparência, limitação das finalidades, minimização dos dados, exatidão, limitação da conservação, integridade e confidencialidade, responsabilidade, no estrito cumprimento da deontologia profissional.
Através da presente Política de Privacidade, informamos que os seus dados pessoais serão tratados nos seguintes termos:
RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
A responsável pela recolha e tratamento dos seus dados pessoais é LFRT – Sociedade de Advogados, registada no Conselho Geral da Ordem dos Advogados Sob o n.º 15/06, com o NIPC 507 495 470, sita na Rua Caldas Xavier, n.º 38, 5º - Direito, 4150-162, Porto.
RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Quando nos comunica os seus dados pessoais através de algum formulário ou qualquer outro meio de comunicação, iremos, consoante a finalidade aplicável, numa lista não exaustiva, proceder ao tratamento de:
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Nome, número de identificação civil e fiscal, passaporte, residência, profissão.
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Contacto telefónico e/ou endereço de correio eletrónico.
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Informações relativas a processos, bem como as necessárias aos serviços adquiridos e dados que resultem do tipo serviços contratados.
FUNDAMENTOS E FINALIDADES
Os dados recolhidos são usados para prestação do serviço jurídico, disponibilização de informação solicitada pelo cliente, bem como orientação e gestão da relação do mandato, compreendendo, para o efeito, o tratamento dos dados do cliente e de terceiros.
Os dados pessoais são, ainda, tratados com vista à prossecução de obrigações legais e no exercício de direitos ou na defesa de processos judiciais e/ou extrajudiciais.
Constituem fundamentos à utilização:
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Prestação de consentimento: o cliente presta o seu consentimento de livre, esclarecida, específica e inequívoca, de forma escrita ou verbal.
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Execução do contrato e de diligências pré-contratuais: o tratamento de dados pessoais revela-se necessário para a boa execução do patrocínio, no âmbito da prestação de serviços em processo judiciais e/ou extrajudiciais.
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Cumprimento de obrigação legal: o tratamento de dados pessoais é necessário com vista ao cumprimento de obrigações legais, como a de identificação do cliente ou a da comunicação destes dados a entidades policiais, judiciais, fiscais ou reguladoras, bem como de dados de localização para assegurar eventuais serviços de emergência.
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Interesse legítimo: o tratamento de dados pessoais corresponde a um interesse legítimo de LFRT – Sociedade de Advogados, de acordo com a melhoria da qualidade do serviço.
DESTINATÁRIOS
Os seus dados pessoais não são vendidos, alugados ou disponibilizados a terceiros, com finalidades comerciais, estando a partilha destes com terceiros, de acordo com as disposições contratuais e legais em vigor, estritamente vinculada a:
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Entidades públicas, no exercício do mandato, nomeadamente, Tribunais, Autoridade Tributária, Conservatórias, Segurança Social, entre outras;
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Profissionais que com a LFRT – Sociedade de Advogados colaborem;
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Prestadores de serviços da LFRT – Sociedade de Advogados, sempre que pelo cliente tal seja solicitado, como serviços de tradução, revisão de texto, cópias e revisão de documentos.
Caso a prestação de serviço implique confronto com ordenamento jurídico distinto do português, pode ser necessária a transferência dos seus dados pessoais para locais fora de Portugal. No caso de os dados serem transferidos para fora do Espaço Económico Europeu, e que não integre a lista de países que a Comissão Europeia considera reunirem níveis de proteção de dados pessoais adequados, são asseguradas tais transferências em total cumprimento das normas legais aplicáveis, mormente o estabelecido no capítulo V do R.G.P.D.
CONSERVAÇÃO
Para proteção e conservação dos seus dados pessoais são implementadas medidas físicas de segurança adequadas, necessárias e suficientes contra a destruição, perda, alteração, difusão, acesso não autorizado ou qualquer outra forma de tratamento acidental ou ilícito.
Além disso, os seus dados são tratados apenas pelo período estritamente necessário para a prossecução da sua finalidade e consoante o que for aplicável, designadamente:
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Durante toda a relação de mandato forense, ao qual acresce o prazo de 20 anos: para os dados tratados no âmbito da prestação dos serviços de advocacia.
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Durante 10 anos: dados de escrituração mercantil, para informação à Autoridade Tributária para efeitos fiscais e contabilísticos.
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Durante 7 anos: como medida de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.
Após decorrido o aludido período de conservação, nos casos em que tais dados não devam ser conservados para finalidade distinta que possa subsistir, serão eliminados e destruídos.
OS SEUS DIREITOS
O exercício dos seus direitos é gratuito, salvo tratando-se de pedido manifestamente infundado ou excessivo, caso em que pode ser cobrada uma taxa razoável atendendo os custos.
Exerça os seus direitos infra descritos através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]
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Direito de acesso: direito a obter a confirmação de quais são os dados pessoais tratados e informação sobre os mesmos.
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Direito de retificação: direito de solicitar a retificação dos dados que se encontrem incorretos, incompletos ou desatualizados.
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Direito ao apagamento dos dados ou “direito a ser esquecido”: direito a obter a eliminação dos dados pessoais, quando não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
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Direito à portabilidade: direito a receber os dados que fornecidos, em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta de tais dados para outrem, enquanto novo responsável pelos dados pessoais.
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Direito a retirar o consentimento ou direito de oposição: direito de se opor ou retirar o consentimento, a qualquer momento, ao tratamento de dados.
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Direito de limitação: direito de solicitar a limitação do tratamento dos dados pessoais, sob a forma de suspensão do mesmo a certas categorias ou finalidades.
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Direito a reclamar: direito a apresentar reclamação a LFRT – Sociedade de Advogados através do endereço eletrónico [email protected], bem como à autoridade de controlo competente - a CNPD.